quinta-feira, 5 de maio de 2016

PENSAMENTO


PENSAMENTO 


Nós somos mais do que o nosso cérebro.
Somos mais do que a nossa mente.
Somos uma entidade integral, com uma personalidade multifacetada, onde os pensamentos, as memórias, os sentimentos e as emoções são provocados pelas experiências do viver e moldados pelas nossas relações com os outros".

Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planose desejos. Palavras que se referem a conceitos e processos similares incluem cognição, senciência, consciência, ideia, e imaginação. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias revela justamente a vontade deste.

O pensamento é fundamental no processo de aprendizagem (vide Piaget). O pensamento é construto e construtivo do conhecimento.

O principal veículo do processo de conscientização é o pensamento. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade.

Etimologicamente, pensar significa avaliar o peso de alguma coisa. Em sentido amplo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade.

Segundo Descartes (1596-1650), filósofo de grande importância na história do pensamento:

"A essência do homem é pensar". (Por isso dizia): "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente". (Logo quem pensa é consciente de sua existência) "penso, logo existo."


A teoria da Relatividade desenvolvida por Albert Einstein, chegou à conhecida relação: E = m.c2 (Energia é igual a massa, vezes o quadrado da velocidade da luz)
ou m = E / c2 (matéria é igual a Energia dividida pelo quadrado da velocidade da luz) Por onde se pode concluir que a matéria é formada por energia condensada.
Assim sendo, é fácil se verificar que os diversos estados da matéria, desde o sólido até a matéria espiritual quintessenciada são formas diferenciadas de energia em níveis vibratórios cada vez mais elevados, e que, podendo a energia atuar sobre a energia, no estado espiritual, é a mente, através do pensamento impulsionado pela vontade, a grande moduladora das formas e das ações. 


Mundo mental é o mundo do Pensamento.

Fisico, astral ( sentido, sentimento, emoção e instinto ( raiva tristeza ) e  mental ( pensamento ) só evoluímos com esses corpos.

Esses três "pontos" representam pequenos centros de força em torno dos quais são criados os três veículos de expressão da personalidade:

. O corpo físico, que nos permite interagir com o mundo a nossa volta em nosso dia a 
   dia e já foi tratado acima;

. O corpo astral, construído com matéria do plano astral, e que nos permite vivenciar e i
   nteragir no campo emocional;

. O corpo mental, construído com matéria dos 4 subplanos inferiores do plano mental, |
   também chamados de "mental concreto" ou "mental inferior", e que nos 
   permite estruturar idéias e ter pensamentos.

Os três pequenos centro de forças que originam esses corpos de expressão estão contidos em um "envólucro" de matéria do 3° subplano mental conhecido como "corpo causal", ou "alma". 

Com esse conhecimento podemos complementar nossas informações sobre a personalidade, dizendo que ela também é um reflexo do Ego:

.  O corpo físico reflete o aspecto da Vontade Espiritual
.  O corpo astral reflete o aspecto da Intuição
.  O corpo mental (mente concreta) reflete o aspecto da Mente Abstrata

O pensamento irradia-se em todas as direções a partir da mente, por meio de corpúsculos mentais energéticos. Quando devidamente potencializado através de uma mesa mediúnica e canalizado através de um médium ao Mundo Espiritual, dado o grande potencial energético do mundo material, poderá ser modulado pelos espíritos do Bem, Mentores, etc, realizando ações e produzindo efeitos notáveis. O comando do dirigente por meio de pulsos cumulativos de energia cósmica, por ele e pela mesa, atraída e somada às energias vitais do próprio corpo, passa ao Plano Astral - e, em conformidade com as descobertas e revelações da Física Quântica, transformadas as freqüências vibratórias em massa magnética, atua de maneira decisiva sobre os espíritos a eles dirigida. 

Para este primeiro contato sobre Física Quântica na Apômetria consideraremos estas informações suficientes, sabedores que nossos pensamentos e condutas harmonizadas favorecerem o trabalho de apômetria e o inverso prejudica tal trabalho
               
O objetivo imediato do homem é controlar os três corpos inferiores (personalidade), colocando-os à serviço da alma. Este é um objetivo aparentemente simples, porém está longe de ser de fácil execução, e muitas, muitas vidas são necessárias para concluir esse processo. E o método para isso é basicamente:- equilíbrio dos Ckakras, Prana ( respiração ), Consciência ( Fé ), Cristais, Meditação estudo e serviço.

Temos que se preocupar com a Tagarelice Interior. Permitimos que os pensamentos se soltem sem nenhum controle. Percebemos claramente essas Tagarelices no momento em que nos deitamos e nos concentramos na própria mente. Os mecanismos mentais não param nem na hora de dormir. 

Uma tal pessoa normalmente se protege no mundo físico, onde o perigo é muito maior do que nos mundos sutis, pois a matéria física é muito mais resistente ao controle pelo pensamento do que a matéria sutil dos mundos superiores. No mundo físico o poder humano de autodefesa contra o perigo é muito menor; nos outros mundos o medo é o pior inimigo, pois ele paralisa o pensamento e a vontade. Não digo que não haja perigos nos mundos sutis; há perigos, mas quanto mais conhecermos mais estaremos seguros, pois para o ignorante existem perigos em toda parte.

Será bom também ter em mente que todas as consciências são fragmentos, partes, de uma consciência onipresente, e por isso suas características são fundamentalmente as mesmas, mas variando em grau; todas possuirão os três atributos essenciais de Vontade, Sabedoria e Atividade, embora a Vontade possa ter se manifesto até então apenas como o que chamamos de Desejo, embora a Sabedoria possa ser vista apenas como uma forma embriônica de Cognição, e embora a Atividade possa ter-se manifesto só na forma de Agitação. Não há diferenças essenciais nas unidades de consciência que tentam se manifestar nestes vários mundos, mas há inumeráveis diferenças em grau, desde a grandiosa e luminosa consciência do mais alto Serafim até a tênue e apagada, tateante mesmo, consciência do mineral. Só há uma consciência no universo, e todas as assim ditas consciências separadas são apenas fases suas.

Nos Portais do Reino Interno O ser humano possui todos os atributos necessários para entrar em si mesmo, ou seja, no céu. 

A partir do momento que o homem que busca a si mesmo compreender que o processo é todo interno em todos os pontos do caminho espiritual, verá com absoluta clareza a simplicidade das coisas, que nada mais é chegar em um estado de Consciência e dessa forma compreenderá o princípio da Totalidade. 
Já dizia C.G. Jung: "Não busque a perfeição, mas sim a Totalidade."
Ou seja, não existe isso de perfeição e sim uma Totalidade de todas as coisas de uma forma simples. 

Estou desenvolvendo cursos, para serem abertos " 7 Portais do Reino Interno," sendo um deles o Pranayama, que exponho um pouco abaixo:

Prana = Energia, alento, ar ...
Yana = Controle 

A definição de Pranayama: - como o exercício do controle da energia ou respiração. 
Tal controle trás consequência, um maior domínio sobre nossas atuações psicofísicas pois para cada classe de pensamentos, sentimentos e movimentos adotamos, naturalmente, posturas de respiratórias diferentes. 

O pranayama implica definitivamente no controle do pensamento, pois o ar e o elemento do pensamento e suas divagações. 

O iniciado adquire, com essa pratica ( pranayama ) um perfeito controle sobre todas as suas funções mentais e é por isso -como dito acima - ele é poderoso ao se praticar junto com a meditação, pois está para ser perfeita, para levar o iniciado ao estado de Samadhi, deve estar desprovida de qualquer atividade mental externa, ou seja ligada as divagações mentais acusadas pela falta de disciplina no mundo em que vivemos. Quem é o homem que consegue ter o domínio sobre seus o pensamentos nos dias de hoje? É só um homem começar a querer parar de pensar em algo que logo esses pensamento não lhe sai da cabeça. O pranayama acaba com isso. 

Existe a ênfase neste ponto no que diz respeito ao pensamento pois, sem concentração e sem domino sobre todas as atitudes mentais é impossível a pratica ou realização de qualquer de qualquer magia ( figurativo de realização de algum pensamento). Quando pensamos criamos um ser e quando falamos ( verbalizamos ) damos vida a ele, como se fosse um filho que carregamos pela vida. E como acredito que a evolução é em grupo, imagine como temos que trabalhar para conseguirmos espalhar o conhecimento adquirido, para estarmos no caminho da evolução. 

A CURA PELO PENSAMENTO

O avanço da medicina no século 20, principalmente nas últimas décadas, tem-nos impressionado profundamente. Basta que vejamos uma sala cirúrgica ou um laboratório de check up e nossa imaginação parece nos transportar a um mundo fantástico, semelhante ao da ficção dos filmes americanos.

Mesmo assim, estes esforços não foram suficientes para que os homens descobrissem as causas verdadeiras das doenças. Para sanar tal embaraço intelectual-científico, os médicos falam no "acaso probabilístico",coisa que nós espiritualistas, temos que repudiar, visto compreendermos que "Deus não joga- Deus cria, e cria perfeito".

A resposta está na flagrante existência da alma ou espírito, que como essencia de vida e consciência, vontade e ação, vive dentro de um corpo mental que ativa o nosso corpo perispiritual (corpo astral), e este o corpo físico.

Na psicologia holística, o homem é visto como um todo integrado, onde qualquer comportamento está envolvendo toda a estrutura humana. Realça-se, assim, o importante comando do espírito sobre as suas outras áreas.

Sendo o espírito algo etéreo, é dentro da mente que ele atua mais diretamente. Ali , sua vontade move os intrincados mecanismos de seus corpos. Escolhe o mercado das idéias, os pensamentos em que quer acreditar, e ali imprime sua convicção, injetando-lhes força de ação. Estes pensamentos, chamados pensamentos-padrões , vão acionar- segundo sua qualidade- nossos aparelhos astrais e físicos desta ou daquela maneira.

Assim tanto os bons aspectos de nossas vidas como as doenças são freqüentemente resultado dos pensamentos- padrões que formam nossas experiências. Claro que não temos a intenção de mudarmos os bons pensamentos-padrões, pois gozamos seus bons resultados; são os pensamentos – padrões não saudáveis que nos preocupam mais.
Para se eliminar permanentemente uma condição, precisamos primeiramente dissolver a causa. Mas, desde que freqüentemente não sabemos qual é a causa, achamos difícil saber onde começar.

Os pensamentos – padrões que causam mais doenças no corpo são todos aqueles resultantes das críticas, da raiva e do ressentimento. Por exemplo: a crítica conservada por longo tempo conduzirá a pessoa a uma doença como artrite. Raiva a levará a doenças que fervem, inflamam e queimam no corpo. Ressentimentos longamente mantidos retêm alimentos apodrecidos, que finalmente geram tumores e câncer . É bem mais fácil dissolver esses pensamentos – padrões negativos da nossa consciência quando nosso estado é sadio do que tentar elimina-los quando estamos em pânico e sob a ameaça de um bisturi de um cirurgião.

Alguns exemplos de equivalentes mentais foi compilada a partir de um estudo feito pela psicóloga americana Louise L Hay e do nosso próprio trabalho com clientes, como terapeuta psicoespiritual, na "Aldeia da Vida". Ela deverá ajuda-lo na busca da cura; é-lhe oferecida com amor e o desejo seguro de dividir com você os efeitos positivos de uma saúde mental mais consciente.

DOENÇAS

Causas: Pensamentos - padrões negativos.
Cura: Pensamentos - padrões positivos.


Acne: Não se aceitar, desamor de si. 
Eu me amo, eu me aceito onde estou agora.Eu sou maravilhoso.

Adenóides: Atritos familiares,discussões, criança se sente mal querida. 
A criança é querida e bem vinda.

Alcoolismo: Sentimentos de futilidade, inadequação, culpa e auto-rejeição. 
Eu relaxo o passado.Eu tenho valor.Eu me amo e me aceito agora.

Alergias: A quem você é alérgico? Falso ego e sensibilidade. 
Eu estou em paz, o mundo é seguro e amigo.

Amidalite: Emoções reprimidas e medo; raiva reprimida. 
Nada impede o bom de mim. Eu permito a liberdade de expressão das idéias divinas, que fluem e ganham significado em mim.

Anemia: Falta de prazer; desinteresse da vida. 
Meu mundo é cheio de alegria e estou interessado em tudo.

Artrite: Amargura, ressentimento, crítica,sentimentos de desamor. 
Amor e perdão.Eu deixo os outros serem eles mesmos e eu sou livre.

Asma: Supersensibilidade, amor sufocado; supressão do choro, sentimentos sufocados 
Eu sou livre. Eu me encarrego da minha própria vida. Eu posso expressar meus sentimentos como eles são.

Câncer: Profundos segredos ou aflições corroendo o eu; retenção longa dos ressentimentos, ferimento profundo. 
Não existem segredos. Eu deixo que o passado se vá . meu presente será preenchido com alegria.

Colesterol (excesso): Entupimento dos canais de prazer; medo de aceitar o prazer. 
O prazer é norma. Meus canais estão largamente abertos. Eu amo a vida.

Rins: Crítica, sensibilidade, desapontamento. 
Eu vejo somente o bom em tudo. Ações corretas estão sendo tomadas e eu estou realizado.

Roer Unhas: Separação dos pais; pedaço de si que se recalca. 
Eu sou um indivíduo naturalmente criativo. Eu aceito e sou seguro em minha maturidade.


"TEM MUITA COISAS QUE NAO ENXERGAMOS COM OS OLHOS FÍSICOS QUE SÃO INFINITAMENTE IMPORTANTE PARA CRIAMOS NOSSO SER"

“SOMOS O QUE PENSAMOS”


THELMA SANTOS


Gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário