quarta-feira, 2 de setembro de 2015

SISTEMA LÍMBICO - AROMATERAPIA



SISTEMA LÍMBICO - AROMATERAPIA

Estudos sobre os efeitos da Aromaterapia, detectaram que os óleos essenciais afectam diretamente a consciência, a qual influencia diretamente o comportamento, a mente consciente torna-se mais alerta e rica em criatividade. Eles induzem sentimentos verdadeiros e a liberdade de se expressar de forma direcionada no nível mental, assim como também na contribuição para a boa saúde e o bem-estar geral do individuo. As células do nervo olfativo são as únicas com capacidade de se regenerar.
 
O Sistema Límbico tem a função psíquica de avaliar afetivamente as circunstâncias da vida, realizar a integração do sistema nervoso, endócrino e imunológico e organizar uma reação adequada. Ajustes necessários para a fuga: 
aumentar a pressão sanguínea, o débito cardíaco, redirecionar o fluxo sanguíneo, aumentar a ventilação pulmonar, diminuir a secreção intestinal, etc.

Comportamento emocional: refere-se a um conjunto de reações frente a uma sensação.

O que é isso? ( percepção ).
Medo e Ansiedade ( Sistema Límbico)
Fugir !!! ( Sistema motor somático e visceral)

MEDO: emoção causada por uma causa objetiva, conhecida (por exemplo, medo diante da morte, quando você olha uma figura, como a de um quadro com cena de morte).

ANSIEDADE: emoção decorrente de causas subjetivas (por exemplo, medo de morrer apesar de não saber quando…)

Podemos de forma geral identificar: emoções primárias relacionadas às necessidades imediatas como alimentação (fome/saciedade), obtenção de água (sede), sexo (libido), fugir do predador ou outra ameaça (medo), defesa (ira/agressão)... Geram comportamentos motivados.

O sistema límbico então é a parte do cérebro humano responsável por regular os sentimentos, emoções, memória, aprendizagem e energia física. A absorção dos óleos essenciais através deste sistema dispara neuroquímicos que podem ser sedativo, relaxante, estimulante, ou de efeito eufórico. Ou seja pode ajudar no tratamento da depressão e também da ansiedade. 

A moléculas aromáticas, por serem extremamente pequena podem penetrar diretamente neste parte do cérebro humano, o sistema límbico e provocarem inúmeras reações, as quais tanto podem ser agradáveis como também muito desagradáveis, isto vai depender dos arquivos que serão abertos neste departamento do nosso cérebro, a morada das nossas memórias.  

Não apagamos memória, uma vez registradas, elas passarão a fazer parte de nossas vidas, pois estão registradas no cérebro, o que podemos trabalhar com o uso dos óleos essenciais são as emoçōes atreladas a esta memórias. Existem muitos óleos essenciais para limpar velhas emoções.

À Medicina Tradicional chinesa já admitia há muito tempo que Corpo e Mente são inseparáveis. 

Somente neste século a ciência ocidental começou admitir a relação entre o cérebro, sistema endócrino e sistema imune, ou seja, uma relação entre corpo e mente.

Gratidão

Thelma Santos
fonte de pesquisa: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário